Os Devaneios do Cerrado

São uma série recorrente de bate-papos informais e descontraídos entre amigos da Reserva e entusiastas da conservação!

Em todos os Devaneios, teremos algum convidado especial (ou convidados especiais) e um tema de interesse que possa porventura influenciar positivamente a tomada de decisão à favor da conservação e manutenção dos serviços ecossistêmicos no Cerrado. Iremos sempre trazer diferentes perspectivas, sejam elas dentro ou fora do Brasil, sobre ações que tenham algo à ensinar para toda a Chapada dos Veadeiros.

Estamos na busca de entender como podemos criar uma sintonia pela vida, entre os diferentes atores da região da Chapada dos Veadeiros, para que possamos continuar a desfrutar da refrescância que a água nos dá, do acalento na alma que é observar as interações ecológicas entre os diferentes clados da vida e dos alimentos e remédios que esta savana tão biodiversa nos proporciona.

Olhamos sim para dentro, mas buscaremos também sempre olhar para fora, afinal, os desafios ao redor do mundo, são muitos. E que apesar de suas diferenças, as semelhanças também são vistosas. Espere acompanhar por aqui e surpreenda-se conosco, com as várias iniciativas com sucesso palpável implementadas ao redor do globo, que buscam essa mesma sintonia que imaginamos para o Brasil. Os proprietários de terras privados, instituições do terceiro setor, Estado e iniciativa privada, em conjunto, gerando valor com a natureza de pé e firmando sempre o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a equidade social.

3º Devaneio - 8/11/2021

🔥 É hora de Devanear! O tema do nosso bate-papo da vez é: Prevenção de incêndios por uma abordagem de gestão integrada do território.

Esta é uma produção conjunta, feita em parceria com a Funatura e o Instituto Cerrados, que estão nos apoiando na realização da terceira edição dos Devaneios do Cerrado!

A ideia é conseguir fortalecer a colaboração entre os atores da paisagem da Chapada dos Veadeiros na prevenção do fogo, em resposta aos incêndios que consumiram mais de 30 mil hectares da região, apenas em 2021. Essa sessão discutirá como a a colaboração em rede entre o poder público, proprietários privados, comunidades locais e academia - a gestão integrada do território - pode contribuir para a prevenção dos incêndios.

O diálogo discutirá diferentes ferramentas para prevenção do fogo, como o Manejo Integrado do Fogo (MIF), a aplicação da lei como dissuasor de ações criminosas, a utilização de dados (sensoriamento remoto, dados de campo) para fortalecer as ações de prevenção, o manejo de herbívoros para reduzir carga de combustível, entre outros.

A sessão também trará a experiência do Kruger National Park, o maior parque da África do Sul com 20,000 Km² e quase 2 milhões de turistas anualmente, um dos parques mais visitados no mundo. O Kruger se encontra em uma área de alto risco de incêndios e trabalha com seus vizinhos, proprietários privados e comunidades locais, na prevenção do fogo.


🎙️ Teremos na moderação, o nosso colega Pedro Bruzzi da Funatura. Ele guiará o nosso papo com os queridos convidades:

➡️ Navashni Govender, representando os Parques Nacionais da África do Sul

➡️ Luis Henrique Neves, do ICMBIO - PN Chapada dos Veadeiros

➡️ Yuri Salmona, diretor do Instituto Cerrados

➡️ Charles Pereira do PREVFOGO

➡️ Rafael Drummond da BRIVAC

2º Devaneio - 15/5/2021

É com enorme prazer que convidamos você para participar da segunda edição da nossa série de bate-papos informais sobre a conservação da natureza, os Devaneios do Cerrado! Dessa vez com a participação especial do Parque Nacional da Gorongosa em Moçambique!

O tema central do nosso papo será o monitoramento participativo e gestão de fauna em áreas de conservação e seu entorno.

A Reserva Natural Veredas dos Buritis busca colaboração com os atores da região para a conservação da Cerrado. A monitoria participativa da fauna pode acelerar o fortalecimento da governança integrada da paisagem da Chapada dos Veadeiros. Temos muito orgulho de anunciar que somos parte da Rede de Monitoria Participativa da Fauna na Chapada dos Veadeiros, uma aliança pela conservação da fauna no coração do Brasil! Venha participar do nosso bate-papo e entenda como a monitoria participativa da fauna pode servir como um facilitador para a conservação do Cerrado!


Conheça os nossos convidados:

Na moderação, teremos a presença de André Cunha, um dos idealizadores do Programa de Conservação dos Mamíferos da Chapada dos Veadeiros e professor do Departamento de Ecologia da Universidade de Brasília.

Lucas Gonçalves também faz parte do Programa de Mamíferos da Chapada e é pesquisador associado do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília. Suas principais atividades de pesquisa estão relacionadas à ecologia aplicada, zoologia aplicada, biodiversidade, biologia da conservação e gestão de recursos naturais.

Tara Masssad é ecóloga e faz parte da equipe científica do Parque Nacional da Gorongosa. Motivada pela curiosidade em compreender as interações que geram a biodiversidade tropical e pela urgência de protegê-la, estuda as interações planta-inseto e investiga o papel das defesas das plantas na melhoria do reflorestamento tropical e na recuperação das florestas pós-fogo.

1º Devaneio - 15/4/2021

Nesta edição, tivemos a felicidade de receber o nosso parceiro e engenheiro florestal, Ricardo Haidar, que está nos apoiando na realização de um inventário de cobertura vegetal e flora arbórea aqui na Reserva Natural Veredas dos Buritis.

O inventário revela a diversidade dos tipos de Cerrado e a estrutura da vegetação presentes na Reserva. Além disso, o inventário florestal servirá como um estudo-guia, isto é, será um elemento central no planejamento e execução das atividades de restauração que estão acontecendo por aqui!

Rodrigo Neves, secretário de turismo e meio ambiente de Cavalcante, também esteve conosco e fez a nossa abertura.

Gostaríamos de agradecer a todos que estiveram presentes! É uma honra para nós poder proporcionar um debate tão rico e qualificado como o que tivemos na noite de ontem. Esperamos vocês para continuar "Devaneando" conosco no futuro e continuar fazer crescer a massa de conhecimento sobre esta savana rica e única que é o Cerrado.

Confira a apresentação - um breve resumo sobre o Inventário Florestal - que preparamos para Ricardo:

Cobertura vegetal e flora arbórea da Reserva Natural Veredas dos Buritis.pdf
não há gravação disponível para este Devaneio :/