Ativos ambientais

Carbono

A Reserva Natural Veredas dos Buritis possui quase 15.000 toneladas de CO² distribuídas nas diferentes fitofisionomias da Reserva. Enquanto o cerrado típico tem cerca de 100 toneladas de CO² por hectare, a mata de galeria com sua formação florestal densa chega a mais de 400 toneladas de CO² por hectare. Esse carbono está presente na biomassa aérea (como troncos e folhas) e subterrânea (raízes) das diferentes fitofisionomias do Cerrado. Interessante notar que a biomassa subterrânea no cerrado típico é quase três vezes maior do que a biomassa aérea (daí o termo ‘floresta de cabeça para baixo’, muitas vezes utilizado para o Cerrado).

As atividades de restauração na RNVB continuarão a aumentar o estoque de carbono (sequestro de carbono), a uma taxa de cerca de 315 toneladas/ano. Em 15 anos, espera-se que quase 5,000 toneladas de CO² adicionais terão sido sequestradas.

Água

O inventário dos recursos hídricos na RNVB ainda está em curso. Contudo, já sabemos que a RNVB tem uma nascente de água, preservada sob altos buritis e uma mata de galeria fechada. Relatos das pessoas locais falam de outras minas, infelizmente agora já não mais ativas.

A Reserva tem três leitos de água, um dos quais (na qual está a mina acima), é perene. Os outros dois não são perenes. Isso totaliza 2.64 KMs de leito de água divididos da seguinte forma:

  • 920 metros, no leito de água ao leste da RNVB, que serve de limite entre o Mirador de Santana e a Baixa do Sucupira

  • 1 KM na parte leste da Ilha dos Buritis, parte do qual se mantém perene

  • 720 metros no limite parte oeste da Ilha dos Buritis.

A RNVB possui mais de 12% de sua área total (>10 hectares) em Veredas, de alta importância para a recarrega dos mananciais locais.

Biodiversidade

A área da RNVB está inserida na APA do Pouso Alto, vizinha ao Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, e segue corredor com várias RPPNs vizinhas. Trata-se de uma área de alto valor de biodiversidade, inserida em um dos centros de endemismo e diversidade de espécies da área central do bioma Cerrado.

A biodiversidade de flora da RNVB é espetacular. O inventário florestal catalogou 130 espécies arbóreas nas diferentes fitofisionomias da RNVB. Há elevada diversidade beta (dissimilaridade florística e estrutural) entre formações savânicas e florestais da RNVB (cerrado sensu stricto e mata de galeria) com mudanças abruptas na composição e densidade de espécies arbóreas.

Diversas plantas de uso humano foram catalogadas na RNVB como o Caryocar spp. (Pequi), a Hancornia speciosa (Mangaba), o Anacardium occidentale (Cajuí), a Pouteria ramiflora (Grão-de-galo, Maçaranduba), Byrsonima crassifolia (Murici-de-galinha), Byrsonima coccolobifolia (Murici-de-galinha), Annona coriacea (Araticum), Salacia elliptica (Bacupari) e Hymenaea stigonocarpa (Jatobá-do-cerrado). A baunilha do Cerrado também foi catalogada na área.

Espécies farmacológicas incluem : Favela (Dimarphandra mollies), Barbatimão (Stryphnodendron adstringens) e Lafoensia pacari (Mangabeira-brava, Pacari) provindas das áreas de cerrado stricto sensu, e Copaíba (Copaifera langsdorffii), Micuíba (Virola urbaniana) e Amescla (Protium spruceanum) típicas das formações ribeirinhas.

A biodiversidade da flora arbustiva e gramínea ainda não foi catalogada.

A fauna também é muito rica. 10 espécies de mamíferos de grande porte foram avistados na RNVB (ver seção fauna abaixo), mais de 50% dos quais ameaçados de extinção e presentes na Lista Vermelha da IUCN (exemplo tamanduá-bandeira, suçuarana / onça-parda e lobo guará). Certamente diversos outros mamíferos têm a RNVB como seu habitat.

Com relação a avifauna, a RNVB ainda não conduziu seu inventário. Na RPPN Vale das Araras, vizinha à RNVB, já foram registrados quase 200 espécies de aves na plataform eBird, o que indica a elevada riqueza em avifauna da RNVB. Além disso, várias espécies de avifauna da Lista Vermelha da IUCN são encontradas no município de Cavalcante como o galinho (Alectrurus tricolor), o papa-moscas-do-campo (Culicivora caudacuta), o andarilho (Geositta poeciloptera), o tico-tico-de-máscara-negra (Coryphaspiza melanotis), o caboclinho-de-chapeu-cinzento (Sporophila cinnamomea) e o tucano-de-bico-repto (Ramphastos culminatus).

Herpetofauna e invertebrados não foram ainda catalogados.

Zoneamento da Veredas dos Buritis

Ilha dos Buritis

Área plana, Cerrado stricto sensu, algumas área com solo altamente compactado e exposto (antigos ‘malhadores’ de gado).

Baixa do Sucupira

Cerrado stricto sensu na maior parte. Parte alta possui vegetação nativa bem conservada, em Cerrado rupestre. No seu meio, há um Cerrado típico denso, quase Cerradão. Parte baixa tem campo limpo úmido, com solos encharcados, e presença de capim exótico.

Mirador da Santana

Campos rupestres e Cerrado stricto sensu em solos rasos com vegetação nativa.

Mata de Galeria

Presença do majestoso buriti e outras espécies de florestas úmidas, incluindo epífetas como a orquídea baunilha do Cerrado.

Quem somos

André Aquino

Fundador

Daniel Ferreira

Fundador

Eduardo Rodrigues

Comunicação

Emílio Kalunga

Produtor de natureza