Sol & Luz do Catingueiro

Uma RPPN para a produção de natureza, no coração do Cerrado.


want to see this page in English? click here 🇬🇧

A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) se encontra na Chapada dos Veadeiros, município de Cavalcante - GO. Contígua ao Parque Nacional Chapada dos Veadeiros (PNCV), a Reserva ajuda a proteger um dos maiores blocos de Cerrado remascentes no país.

Criada oficialmente em 14 de Março de 2022, a Reserva Sol e Luz tem 50 hectares cobertos por um Cerrado denso, abrigando as fitofisionomias de savana arborizada, floresta estacional semidecidual e mata de galeria. A RPPN é cortada pelo Rio Montes Claros, um rio de águas cristalinas que parte da Bacia do Tocantins.

O território é habitat de espécies da fauna e flora do Cerrado ameaçadas de extinção, como o tamanduá-bandeira, o lobo-guará, a anta, e o tatu-canastra. O rio Montes Claros abriga, inclusive, o pato-mergulhão, uma das aves mais ameaçadas no mundo, considerado embaixador das águas do Brasil. A RPPN possui cerca de 100 espécies de aves (baseado nos resultados do inventário realizados na RPPN Catingueiro em 2021), com destaque ao grupo dos Thraupidae (saíras, saís) e Tyrannidae (suriris, bem-te-vi) com preferência a ambientes florestados.

A vegetação densa da RPPN estoca grandes volumes de dióxido de carbono que mitigam as mudanças climáticas.

O que é uma RPPN?

É uma área privada destinada à conservação ecológica.

As RPPNs são criadas oficialmente pelo Governo Federal ou Estadual, e são gravadas na matrícula da propriedade. Isso lhes confere um caráter de perpetuidade, ou seja, “uma vez RPPN, para sempre RPPN”. Isso faz da Reserva um instrumento altamente eficiente para a conservação.

Onde estamos?

Localizado a cerca de 40 quilômetros do centro de Cavalcante (em direção ao município de Colinas do Sul), o Vão do Catingueiro é uma das áreas mais preservadas no norte do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. No passado, o Catingueiro foi área com atividade de mineração de ouro, caça e pequena agricultrura – alguns dos remanescentes dessas atividades podem ser vistos em ruínas de casas e um pequeno cemitério.

Atualmente com uma população muito pequena, a origem do nome Catingueiro é debatida – possivelmente se refere ao veado “catingueiro”, animal bastante comum na área.

Bioma Cerrado

RPPN Sol & Luz do Catingueiro

Um breve histórico

A RPPN Sol e Luz do Catingueiro se junta ao mosaico de outras áreas protegidas, Unidades de Conservação (como o PNCV) e o território Kalunga, para complementar os esforços de conservação da biodiverisdade, das águas e dos estoques de carbono em Cavalcante e na Chapada dos Veadeiros.

Sua posição contígua ao PNCV, e próxima a outra área protegida (RPPN Catingueiro), confere à Reserva Sol e Luz um valor estratégico para a conservação.

Planos para o futuro

  • Realizar inventários de fauna e flora

  • Instalar camera-traps para monitorar a fauna

  • Limpeza de trilhas e instalação de placas interpretativas

  • Explorar a possibilidade de promoção de pesquisa científica e educação ambiental na área









apoio: