Junte-se a nós e salve a savana mais rica do mundo!


want to see this page in English? click here 🇬🇧

O Cerrado está queimando e precisa da sua ajuda.

Os incêndios florestais estão destruindo a nossa casa - apenas este ano, já queimaram uma grande área na Chapada dos Veadeiros. Os brigadistas voluntários de Cavalcante - BRIVAC - estão arriscando a própria vida para acabar com isto.

Sua doação vai ajudá-los e mantê-los em atividade!

Qual é o desafio? 🔥

O Cerrado é a savana mais biodiversa do mundo. Sim, você nos ouviu certo. No entanto, à semelhança do que está acontecendo com a Amazônia, o Cerrado está seriamente ameaçado. Mais da metade de todo o bioma desapareceu para dar lugar a pastagens e grandes monoculturas nas últimas décadas. No entanto, o mundo depende do Cerrado por seu papel como regulador climático e habitat para uma biodiversidade única, a América do Sul e o Brasil dependem dele para suas águas, e as comunidades locais dependem da abundância de alimentos e medicamentos que o Cerrado fornece.

Os incêndios florestais estão contribuindo para o desafio. As mudanças climáticas e a ação humana estão tornando os incêndios mais frequentes e mais intensos. Apenas este ano os incêndios já devastaram mais de 30.000 hectares do território da Chapada dos Veadeiros, a estação seca ainda não terminou e o risco de mais incêndios é muito alto.

O que estamos propondo? 👩‍🚒

Mulheres e homens corajosos têm lutado contra estes incêndios com suas próprias mãos, na paisagem da Chapada dos Veadeiros. Em 2017, a Chapada experimentou o maior incêndio já registrado, destruindo mais de 70 mil hectares de vegetação nativa. Neste ponto, voluntários locais do município de Cavalcante - Goiás, formaram a "Brigada Voluntária Ambiental de Cavalcante - BRIVAC" para promover a prevenção e o combate a incêndios neste grande município, de tamanho semelhante ao da Suíça.

Estes brigadistas voluntários têm colocado suas vidas em risco para ajudar a salvar o pouco que resta de um dos ecossistemas mais críticos de todo o planeta. Eles precisam de sua ajuda para continuar fazendo este trabalho cansativo e arriscado.

Por esta razão, nós da Reserva Natural Veredas dos Buritis, fizemos uma parceria com a BRIVAC para levantar fundos para financiar as suas atividades. A Reserva Veredas dos Buritis é uma reserva privada em Cavalcante dedicada à conservação, restauração e uso sustentável do Cerrado. A Reserva também tem como objetivo catalisar fundos e parcerias para apoiar a conservação na Chapada dos Veadeiros. Esta é a primeira campanha de financiamento coletivo que realizamos.

Como você pode ajudar? 🤔

Nesta campanha de financiamento coletivo, você também pode ajudar estes heróis a proteger o nosso amado Cerrado, um hotspot global de biodiversidade e bioma criticamente ameaçado. Sua doação será fundamental para a BRIVAC na próxima temporada de incêndios e como recompensa, se doar mais de 60 dólares, poderá apreciar um pouco mais de perto a exuberância deste bioma pouco conhecido e muito importante!

Os fundos arrecadados serão revertidos à BRIVAC (Brigada Voluntária Ambiental de Cavalcante) para suportar seus custos operacionais, incluindo a compra de equipamentos de proteção pessoal, custos das atividades de combate a incêndios (como alimentação e transporte) e garantir um seguro de vida para os brigadistas voluntários.

Junte-se a nós! Sua doação pode e vai fazer a diferença. Cada centavo é importante.


Você pode doar o valor que quiser.


Uso dos fundos 💵

META DE 5.000 DÓLARES

  • Garantir um seguro de vida para alguns dos brigadistas voluntários

  • Comprar Equipamentos de Proteção Pessoal

  • Apoiar custos operacionais do combate a incêndios, como por exemplo:

    • Transporte

    • Alimentos

    • Água potável


META ADICIONAL DE 10.000 DÓLARES

  • Garantir um seguro de vida para todos os brigadistas voluntários

  • Fortalecer a BRIVAC como instituição, via:

    • Comunicação social

    • Produção de material educativo relativo ao manejo do fogo

  • Comprar Equipamento de Proteção Individual e Equipamentos de Combate a Incêndios

  • Apoiar custos operacionais adicionais, tais como:

    • Salários administrativos

    • Transporte

    • Alimentos

    • Água potável

Contamos com seu apoio para ajudar a salvar a savana mais biodiversa do mundo!

📸 Fotos originais: Ana Karla / BRIVAC / C. Eduardo / Bruna Braz / Filipe Mendes